Em uma economia globalizada e inovadora onde uma nova solução desenvolvida na garagem de uma casa nos Estados Unidos pode se tornar uma ameaça ao comércio consolidado no interior do sul de Santa Catarina, todos estão preocupados em acompanhar as tendências e buscar se inserir em um ecossistema de inovação.
Um ecossistema de inovação se desenvolve quando ocorre a atuação conjunta do governo, empresas e universidade, a chamada Tríplice Hélice. Quando todas as hélices estão alinhadas, funcionando perfeitamente e em harmonia, as energias dispendidas revertem em novos ventos de mudança na economia local.
Com isso, as novas oportunidades surgem, desenvolvendo produtos, serviços e processos que desenvolvem o mercado local com novos negócios e novas oportunidades para todos.
Nessa atmosfera de desenvolvimento forma-se um ambiente de aprendizagem e criação com infinitas possibilidades. Mas para que esse ecossistema se desenvolva, é necessário a construção de uma fundação sólida, que, dentre vários fatores, envolve uma cultura de inovação dentro das empresas e a necessidade de formação da mão de obra. Essa capacitação pode tanto ser voltada para atender as necessidades atuais das empresas, inclusive focando no seu público interno, como pode ser para a população em geral, com o objetivo de atender novas demandas que se quer desenvolver, conforme a vocação da região.
O Centro Tecnológico da Satc concentra um número significativo de empresas com vocação empreendedora que vêm realizando a atividade de desenvolvimento da cultura inovadora e a capacitação de sua equipe. Um dos segmentos do Centro é totalmente voltado para a capacitação empresarial, a Educação Corporativa, que oferece soluções nos formatos presencial, online e híbrido, contribuindo assim com as necessidades de formação tanto do seu próprio ecossistema quanto de outras regiões ou empresas de todo o Brasil.
É necessário destacar que um ecossistema de inovação contribui muito para a captação de novos talentos, pois é capaz de incentivar a melhora das habilidades e competências dos profissionais de qualquer empresa. Desse modo, a Educação Corporativa da Satc aprimorou-se também na produção de soluções online, ou seja, formações específicas a fim de sanar uma dor de uma organização.
Fazer parte de um espaço que estimula e dissemina o aprendizado é relevante tanto para clientes diretos quanto para a comunidade local, pois quanto mais desenvolvido o polo tecnológico, mais quem está ao seu redor será beneficiado. Ainda, empresas que fazem parte de Ecossistemas de Inovação tornam-se melhor preparadas para atender as necessidade do mercado, tornando-se referência em seu segmento.
Escrito por Patricia Medeiros Paz, Analista de Conteúdo Sênior.