Conheça nossos principais projetos

fertilizante
fertilizante

Fertilizante Zeólita

Desenvolvimento de fertilizante de liberação lenta a partir de zeólitas é uma pesquisa com o objetivo de
realizar o carregamento de diferentes tipos de zeólitas, com macronutrientes, visando utilizar o material obtido como fertilizante.

Para isto, foram realizados testes de adsorção dos nutrientes, dessorção, solubilidade, peletização e cultivo de flores do tipo Tagetes patula. Também foi realizada a modificação de zeólitas a fim de aumentar a capacidade de adsorção dos nutrientes.

Os resultados foram promissores, sendo que o desempenho obtido pelas zeólitas fertilizantes foram iguais ou superiores aos fertilizantes comerciais tecnológicos existentes no mercado.

Planta piloto de captura de CO²

A queima de recursos fósseis produz energia, mas também gera CO², um gás de efeito estufa associado às mudanças climáticas.

A emissão desse gás pode ser reduzida pela captura e armazenamento de CO2.

As tecnologias de captura e armazenamento de CO2 são estudadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa emitidos em grandes quantidades (termelétricas, siderurgias, fábricas de cimento ou refinarias) após a queima de matérias-primas (petróleo, gás ou carvão).

O projeto é desenvolvido pelos pesquisadores do CTSatc e tem parceria com as empresas ENEVA S.A, Adsorption Research Inc. (empresa americana especialista de processos de adsorção), as instituições: Universidade Federal do Ceará (UFC) e COPPE/UFRJ.

O armazenamento é feito em estruturas geológicas profundas, reproduzindo o processo que a natureza tem realizado em jazidas naturais.

Lorem ipsum dolor sit amet

Yorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc vulputate libero et velit interdum, ac aliquet odio mattis.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Quer saber mais sobre os projetos?

Entre em contato!